Bento XVI acusado
de crimes contra
a humanidade
Publicado em 2011-09-13
O líder da Igreja católica, Bento XVI, foi acusado, juntamente com três outros membros do Vaticano, de crimes contra a humanidade por "tolerar e permitir" os abusos sexuais por parte dos sacerdotes.
foto REUTERS |
As acusações de pedófilia por parte de sacerdotes da Igreja Católica surgiram em 2010 |
A queixa foi apresentada no Tribunal Penal Internacional (TPI) pela Rede de Sobreviventes Abusados por Padres (SNAP, na siga original) que contou com a orientação da ONG americana Centro para Direitos Constitucionais.
A Igreja Católica é responsável por "crimes contra a dezenas de milhares de vítimas, a maioria crianças, que foram escondidos pelos líderes nos mais altos níveis do Vaticano. Neste caso, todos os caminhos levam a Roma", declarou a advogada Pamela Spees, do Centro para Direitos Constitucionais.
A SNAP tem representantes em quatro países com escândalos de pedofilia associados à Igreja Católica: Alemanha, Bélgica, Holanda e Estados Unidos da América.
Segundo o jornal espanhol "El Mundo", os representantes do grupo confirmaram o preenchimento e entrega do relatório ao TPI, afirmando que as autoridades do Vaticano "toleraram e permitiram ao múltiplos e sistemáticos abusos sexuais a crianças".
Junto da queixa a associação apresentou um total de dez mil páginas onde estão documentados os supostos casos de pedofilia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário