Estes dias, por estar envolvida no Projeto de 50 Dias de oração pela igreja Perseguida, estava interessada em pesquisar sobre judeus, comunistas, Repúblicas Ateistas etc, e cheguei até à biografia de Olga Prestes.
"Olga Benário Prestes (Munique, 12 de fevereiro de 1908 — Bernburg, 23 de abril de 1942) foi uma judia alemã e militante comunista morta pelo regime nazista num campo de extermínio. Era casada com o brasileiro Luís Carlos Prestes, com quem teve uma filha, Anita Leocádia Prestes. Com o fracasso da revolução Olga e Prestes são presos e separados. Grávida de Prestes, Olga empreende uma grande luta para ter sua filha no Brasil. Mas o governo Vargas como uma vingança pessoal contra Prestes se empenha e Olga, grávida de 7 meses, é deportada para a Alemanha Nazista.
Lá é levada à prisão de mulheres da Gestapo no número 15 da Barnimstrasse.
Na madrugada de 27 de novembro de 1936, exatamente um ano após a fracassada revolução, nasceu Anita Leocádia, um bebê gorducho e saudável.
Leocádia, mãe de Prestes, fazia uma grande campanha na Europa pela libertação de seu filho, sua nora e neta. Por causa disso Olga teve permissão de permanecer com sua filha enquanto pudesse amamentá-la.
Quando Anita tinha 14 meses ela foi retirada de Olga e entregue à avó Leocádia, fato que Olga só soube depois. Em 1938 Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg e em 1939 para Ravensbrück (mesmo campo de concentração, onde mais tarde se encontraria Corrie Tem Boom, famosa holandesa evangélica, que escondia judeus em sua casa - história contada no livro "O Refúgio Secreto"), o único grande campo exclusivo para mulheres.
Lá Olga foi líder de bloco e deu aulas para as outras presas. Em fevereiro de 1942 Olga foi levada com outras 200 prisioneiras para a câmara de gás de Bernburg onde foi executada."
Fragmentos de sua vida:http://www.jaymemonjardim.com.br/
olga/quemfoiolga/conteudo.htm
Assisti a uma parte do filme que conta um resumo da sua vida, pois não consegui assistir o restante. Sua biografia, embora restrita, consegui ler no site do Wikipédia que muito me emocionou.
Que existência atribulada e marcada pelo sofrimento. Uma mulher batalhadora, mas com ideais que lhe custaram a vida.
Nunca vi o comunismo com bons olhos, e nunca tive qualquer atração por este regime político, já que tudo o que ele me faz lembrar é a grande China opressora e a perseguição desencadeada por homens que mais parecem trogloditas do que tudo. Ainda bem, que Deus providenciou para que este famigerado ideal ateísta, gerado no inferno, fosse abortado a tempo e não dominasse o nosso país.
sábado, junho 23
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2
Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5
Nenhum comentário:
Postar um comentário