مرحبـاً Selamat Datang Welcome Bienvenue Добро пожаловать Bienvenidos Sejam Bem-vindos

quarta-feira, junho 17

Um pouco mais de história do Brasil colônia

Sei muito pouco à respeito do estabelecimento da igreja católica em nosso país, mas o que sei é o bastante para saber a razão de terem este título. Os católicos sempre se gabam de ser a primeira religião a se fixar em solo pátrio. Mas, como todos sabem, Portugal, devido ao descobrimento do Brasil, contava com o direito legal de posse do solo brasileiro e com isto, os portugueses como católicos que eram, por direito político, eram os soberanos da colônia. Portanto, dificilmente abririam suas portas para protestantes adentrarem em solo brasileiro para pregar suas doutrinas. De posse deste direito legal, católicos impediram a entrada de protestantes,obviamente conseguiram este título. A bem da verdade, fizeram de tudo para impedir que esses libertinos reformadores se fixassem nesta nação. Sejam através das invasões holandesas ou francesas, o certo é que os reformadores estavam vetados de aqui pisar. A reprodução dos conflitos europeus da Reforma se fez sentir aqui no Brasil, a "Tragédia da Guanabara" , descrita por Jean Crespin em seu livro "Histoires des Martyres", no capítulo intitulado "Das aflições e dispersão da primeira igreja reformada na América - Brasil", publicada em 1564. Villegaignon ao começar a contestar perante seus companheiros alguns princípios fundamentais da Reforma, provocou então uma reação que levou ao martírio alguns dos fiéis calvinistas como Jean de Bourdel, Matthieu Verneuil e Pieere Bourdon mais tarde, já fundada a empresa de Villegaignon, foi supliciado, Jacques Le Balleur . A história desse mártir é muito controvertida, pois envolve a figura do Jesuita José de Anchieta, que teria como seu assistente espiritual tentado reconvertê-lo à fé católica. Mas, por algum motivo ou outro, teria ajudado o carrasco a concluir sua tarefa, por isso pesa sobre Anchieta, verdadeiro ou não, este registro histórico. Da tragédia da Guanabara restou, ao lado do testemunho daqueles primeiro mártires da Reforma no Brasil, a marca histórica, do primeirio culto reformado na América do Sul, em 10 de Março de 1557, numa pequena sala do forte Coligny, pelo Pastor Pedro Richier, ex-padre carmelita. A igreja Cristã Reformada no Brasil extinguiu-se com a expulsão dos holandeses do território brasileiro pelas forças luso-brasileiras, com direito, mas se não fosse por meio dos holandeses os protestantes jamais teriam pisado em nosso solo, pois os católicos, através do seu poderio religioso, jamais permitiu que cristãos reformados aqui chegassem e muito menos que pregassem contra suas doutrinas perversas, e fora dos padrôes da Palavra de Deus, tanto é que em nome da religião eles mataram, sem dó e sem piedade a muitos protestantes (inclusive mulheres e crianças), e ainda ficando com seus bens. Os jesuítas eram os designados pela igreja romana para combater os hereges protestantes. Não sei o por que do ecumenismo. Eles nunca viram com bons olhos os evangélicos...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2

Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5

Devemos adorar só a Deus!!!