مرحبـاً Selamat Datang Welcome Bienvenue Добро пожаловать Bienvenidos Sejam Bem-vindos

terça-feira, agosto 30

QUANDO DEUS TEM UM PLANO...

Sabemos que Deus tem um propósito definido para cada pessoa.  Ele tem ferramentas para revelar os seus desígnios de forma muitas vezes incompreensíveis para nós.     José é o personagem eleito por Deus.  Personagem de uma história elaborada por Ele, que conhece todas as cenas de cor e que tem o poder de ver a película quantas vezes quiser.    
    Em Gn 37:19-28 vemos o desenrolar dramático desta história que começa na casa paterna de José.
  Seu bisavô era nada mais, nada menos do que Abraão.   Um lar onde havia a revelação de Deus e onde se aprendia sobre a fé do avô de seu pai.   Onde havia a bênção de Deus.   Uma grande família com amor, afeição, rivalidade, brigas e ciúmes.  Uma família que diríamos normal.    Mas esta bênção não haveria de durar para sempre.    Um dia nós deixamos a casa paterna.  Um dia o jovem deixa o lar onde cresceu! Faz parte do curso natural da vida.   Assim é necessário.   Mas, da casa paterna, José é jogado para uma cisterna, apertada e vazia (graças a Deus).   Abandonado pelos seus irmãos.   O comportamento dos pais muitas vezes pode gerar conflitos nos filhos por causa de preferências.    E isso já fazia parte da vida de Jacó.  Mas com tantos meios irmãos a vida não deveria ser fácil, ainda mais quando Deus o escolhe para revelar seus sonhos.  
Da cisterna esse jovem foi vendido e chegou como escravo para trabalhar para um patrão desconhecido.   Não havia cisterna, as coisas pareciam boas, as perspectivas eram melhores, mas não tardou que as complicações aparecessem.  Mas, Deus estava presente na vida de José.    Sua vida estrutura, o ambiente espiritual que desfrutava  em seu lar na terra de Canaã tinha sido bem sólida - ele confiava em Deus e lhe era obediente.
Da casa de um patrão desconhecido foi para o cárcere.   Lugar de sujeira, abandono, esquecimento, sofrimento, dor, maus tratos quem sabe.    Quando novamente Deus se manifesta em sonhos.   Parecia que a coisa ia andar, mas a porta continua fechada.   2 longos anos de espera.   E Deus então começa a cumprir a Sua palavra através de faraó.  Deus intervém.  Ele estava o tempo todo com José.  O quarto homem na fornalha está vivo.
Da prisão, José vai então para o palácio.   Deus concretizara o que havia prometido a um jovem de apenas 17 anos.    E por fim, a Terra de Canaã para  onde pediu  que fosse enterrados os seus ossos, com a idade de 110 anos.     Terminou!!!!! Não!!! Não havia ainda terminado, pois a sua alma chegou ao lar celestial com as recompensas preparadas pelo Senhor para o seu servo.
    Toda a nossa trajetória de vida tem um começo e um fim. Nossa vida alicerçada em Deus tem a segurança  firme nas promessas DEle, que tem todo o poder para as cumprir.      O crente olha fixamente para Jesus e sabe que nem a tribulação, nem qualquer criatura, poderá separá-lo do amor de Deus.
Siga em frente.  Saia da casa paterna.  Deus jamais irá abandoná-lo.    Firme-se na rocha chamada JESUS.

Acamp. Maanaim -  Agosto/2011  adaptação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2

Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5

Devemos adorar só a Deus!!!