مرحبـاً Selamat Datang Welcome Bienvenue Добро пожаловать Bienvenidos Sejam Bem-vindos

sábado, abril 28

A BÍBLIA DE MARY JONES


A BÍBLIA DE MARY JONES
Existiu há muitos anos atrás uma menina. Seu nome era Mary Jones. Ela morava numa pequena vila do País de Gales.
Seus pais eram muito pobres e não sabiam ler bem. Eles e Mary moravam numa casa muito simples. Nossa história começa em 1792. Mary tinha apenas oito anos. Como não havia escola perto de sua casa, Mary ainda não sabia ler. Sua maior vontade era possuir uma Bíblia. Mas além de não saber ler, naquele tempo, as Bíblias eram caras e muito difíceis de conseguir.
Mary, porém, tinha bastante fé. Por isso esperava um dia aprender a ler e ter a sua própria Bíblia.
O tempo passou. Mary já tinha 10 anos de idade. Mas como ela iria aprender a ler? E onde iria arranjar o dinheiro para comprar a Bíblia? Até esse tempo nenhuma escola fora aberta nas vizinhanças. Um dia o pai de Mary foi à vila de Aber, distante 3 quilômetros, para vender seus tecidos. Voltou muito alegre, pois conseguira vender todos eles. Mas a alegria maior estava no fato de que iriam abrir uma escola naquela cidade. Mary e seus pais ficaram muito, mas muito felizes com a notícia. Mary realmente foi para a escola, enfim. Logo se tornou amiga de todos os colegas. E era tão estudiosa que ganhou o primeiro lugar.
O professor de Mary chamava-se João. Ele gostava muito dela. Um dia ele falou aos alunos que ia dar início a uma Escola Dominical. Nem é preciso dizer que Mary começou logo a freqüentar uma classe. Dois anos antes uma conhecida de Mary , tinha lhe feito uma promessa. Era D. Joana a fazendeira. Ela prometeu que Mary poderia ler a sua Bíblia. E agora sabendo ler, Mary todos os sábados à tarde, ia à casa de D. Joana ler a Bíblia e preparar com ela a lição da Escola Dominical. E para ir lá, andava 3 quilômetros a pé'. Ela gastava uma hora na ida e na volta. Poderia estudar também durante este tempo, se tivesse a sua própria Bíblia.
Por isso Mary resolveu trabalhar e economizar para Ter a sua própria Palavra de Deus. Seria difícil, mas não era impossível. Aí se lembrou das palavras que Deus disse a Josué: "Sê forte e corajoso". Várias pessoas e coisas ajudaram Mary a economizar dinheiro. Uma dessas coisas foi a decisão de criar abelhas. Ela também recebia pequenas gorjetas por ajudar pessoas mais velhas a recolher lenha na mata. D. Joana lhe deu também de presente um galo e duas galinhas. Com isso poderia Ter ovos para vender. Mary também cuidava das crianças das vizinhas e em troca recebia pequenas moedas. Assim Mary ia ajuntando suas moedas num pequeno cofre.
O verão daquele ano foi muito alegre. Mary tinha certeza que conseguiria logo a sua Bíblia. Então ela resolveu abrir o cofre para contar o dinheiro, quando completou um ano. Foi um momento muito emocionante. Mas pela primeira vez ficou triste. Conseguira ajuntar apenas uma pequena quantia: menos de um xelim. Era muito pouco!
Mas a mãe de Mary a encorajou dizendo que Mary conseguiria melhores resultados. Antes de deitar-se naquela noite, orou a Deus. E assim lhe voltou a confiança. Deus respondeu logo a sua oração. No dia seguinte, na escola, seu professor perguntou-lhe se ela conhecia alguém que pudesse fazer umas costuras para a esposa dele. Era a nova oportunidade que Mary precisava para ganhar mais dinheiro. Mary agora tinha onze anos de idade. Assim se passou todo aquele ano. Ao completar-se o segundo ano, Mary sentou-se com seus pais ao redor da mesa. Ela iria contar o dinheiro que estava em seu cofrinho. A soma total deu dois xelins e meio. Mary mais uma vez bateu palmas de alegria. Mas no inverno o pai de Mary ficou doente. Por isso ela teve de fazer parte do trabalho de seu pai. Além do mais começou a ir mal na escola. Agora era a última da classe. Naquele ano suas economias aumentaram só um pouquinho.
Será que iria conseguir a sua tão sonhada Bíblia ? pergunte para as crianças.

Mary tinha agora seus quinze anos. Mas ela não desanimou. Seu pai, por fim, ficou bom e ela conseguiu recuperar-se na escola. Meses depois ela foi entregar umas costuras que fizera para D. Joana a fazendeira. D. Joana pagou-lhe em dobro. Enfim com aquele dinheiro Mary completou a quantia que dava para comprar sua tão esperada Bíblia.
Agora tinha o dinheiro. Mas onde conseguiria a Bíblia? Ela foi procurar o pastor de sua Igreja. Ele lhe disse que infelizmente não havia nenhuma Bíblia ali e nas vizinhanças. Então o pastou lhe falou sobre o Pr. Thomas Charles, da cidade de Bala. Ele sempre conseguia Bíblias para pessoas interessadas. Mas a cidade de Bala ficava a 40 quilômetros dali. Mary retirou-se desanimada. Não havia muito o que fazer.
No caminho para casa, encontrou-se com o Sr Luís, um de seus antigos professores. O Sr Luís aconselhou Mary a ir à cidade de Bala. Sim, ele mesmo tinha conseguido a sua Bíblia com o Pr. Thomás Charles, ela também conseguiria. Mary ficou animada novamente. Dali foi correndo para casa. Depois de alguns conselhos, os pais de Mary a deixaram ir até a cidade de Bala, mesmo sozinha, certos de que Deus a protegeria. A viagem foi longa e difícil. Mas Mary enfim chegou à casa do pastor. Porém, outra triste surpresa para aquela menina, as únicas Bíblias que ele possuía já estavam encomendadas por outras pessoas. Mary chorou baixinho.
Então disse ao Pastor que havia trabalhado e economizado durante 6 longos anos. Tomou conta de crianças. Fez costuras para as vizinhas. Apanhou lenha para pessoas idosas. Vendeu ovos de suas galinhas. Tinha sido muito sacrifício. A historia de Mary Jones comoveu o pastor Tomás. Ele foi ao armário e tirou dele uma Bíblia para Mary. Ela fizera tudo para chegar aquele dia e ele finalmente havia chegado. A alegria foi muito grande. Sua fé em Deus havia sido presenteada naquele dia memorável. Mary não sabia que o seu esforço iria fazer com que fosse fundada uma grande sociedade. O Ver Tomás contou a história de Mary aos diretores da Sociedade de Folhetos Religiosos. A historia de Mary impressionou profundamente aqueles diretores. Todos sentiram que se deveria fundar uma sociedade para imprimir e distribuir Bíblias para o mundo inteiro. Assim no dia 7 de Dezembro de 1802, fundou-se a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. Que já não é a única no mundo. Outras grandes Sociedade foram fundadas depois, para ajudar a obra de impressão e distribuição de Bíblias ao redor do mundo. Assim foram fundadas: em 1814 a Sociedade Bíblica da Holanda; em 1816 a Sociedade Bíblica Americana; em 1826 a Sociedade Bíblica Nacional da Escócia; em 1831 a Sociedade Bíblica Trinitariana de Londres e em 10 de junho de 1948 a Sociedade Bíblica do Brasil.
Glória a Deus. Tudo por causa da Bíblia de Mary Jones.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2

Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5

Devemos adorar só a Deus!!!