مرحبـاً Selamat Datang Welcome Bienvenue Добро пожаловать Bienvenidos Sejam Bem-vindos

segunda-feira, maio 3

O QUE É UMA IGREJA... E O QUE NÃO É

Recebi este email este início de semana. Gostei imensamente e estou passando prá frente. Leia e coloque em prática. Certamente vai ser uma bênção para a sua vida e para a vida em comum da sua igreja.

PRA LER NO DOMINGO
SHALOM.


Rev. Ms. Manoel Peres Sobrinho
http://www.dominiopublico.gov.br/

03 – O QUE É UMA IGREJA... E O QUE NÃO

Na introdução, perguntei o que você procura em uma igreja e o que a Bíblia diz a respeito de como deve ser a igreja, mas não respondi essas perguntas. E os cristãos de hoje estão buscando todo tipo de coisas em uma igreja.

Lembro-me de uma conversa que tive durante meus anos de estudo na faculdade. Conversei com um amigo que trabalhava para um ministério cristão que não era ligado a qualquer igreja. Ele e eu freqüentamos a mesma igreja durante alguns anos. No entanto, tornei-me membro da igreja, mas o meu amigo não. De fato, ele ia somente aos cultos matinais de domingo e entrava quietamente na metade do culto, em tempo para ouvir o sermão.

Um dia, resolvi questioná-lo a respeito de sua freqüência parcial. Ele respondeu: “Não obtenho nada do restante do culto”.
Perguntei-lhe: você já pensou em unir-se à igreja?
Ele pareceu verdadeiramente surpreso com a pergunta. E respondeu: “Unir-me à igreja?” Sinceramente, não sei por que eu faria isso. Sei por que estou aqui; e aquelas pessoas me tornariam menos ativo”.

Até onde percebi, ele não falou essas palavras com desdém, e sim com um zelo autêntico de um evangelista talentoso que não desejava desperdiçar uma hora do tempo do Senhor. Expressou alguns de seus pensamentos sobre o que procurava em uma igreja. E, levando tudo em conta, não se envolveria com outros membros da igreja, pelo menos não daquela igreja. Ele queria um lugar em que poderia ouvir uma boa pregação da Palavra de Deus e obter seu estímulo espiritual para a semana.
No entanto, suas palavras repercutiram em minha mente - “aquelas pessoas me tornariam menos ativo”. Havia muitas coisas que eu gostaria de ter dito, mas tudo que lhe respondi foi: você nunca pensou que, unindo-se àquelas pessoas, sim, elas poderão torná-lo menos ativo, mas voce pode ajudá-las a serem mais dinâmicas? Nunca considerou que isso poder ser parte do plano de Deus para voce e para elas?

Eu também queria uma igreja em que poderia ouvir uma boa pregação a cada domingo. Todavia, as palavras “corpo de Cristo” significam mais do que isso, não significam?
Conforme mencionei no Capítulo 1, a igreja não é um lugar. Não é um prédio. Não é um ponto de pregação. Não é um provedor de serviços espirituais. É um povo – o povo da nova aliança, comprados por sangue, o povo de Deus. Essa foi a razão por que Paulo disse: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” Efésios 5:25. Ele não se entregou por um lugar, e sim por um povo. Essa é a razão por que a igreja em que ministro começa suas reuniões matinais de domingo dizendo: “Sejam bem-vindos a esta reunião da Igreja Presbiteriana de vila Fiori”, e não: “Sejam bem-vindos à Igreja Presbiteriana de Vila Fiori”. Somos um povo que se reúne. Sim, isso é algo trivial, mas estamos tentando ressaltar uma realidade mais importante até mesmo nas palavras que usamos para dar boas-vindas às pessoas.

Recordar que a igreja é um povo deve ajudar-nos a reconhecer o que é e o que não é importante. Sei que preciso de ajuda. Por exemplo, tenho a tentação de permitir que algo como o estilo de música determina o que eu penso a respeito de uma igreja. Afinal de contas, o estilo de música que uma igreja usa é uma das primeiras coisas que observaremos em qualquer congregação. E tendemos a reagir à música em um nível bastante emocional. A música faz com que nos sintamos de determinada maneira. Contudo, o que expressarei a respeito de meu amor por Cristo e seu povo, se eu deixar uma igreja por causa do seu estilo de música? Ou se, pastoreando uma igreja, eu marginalizar a maioria dos membros por pensar que seu estilo de música precisa ser atualizado? No mínimo, poderíamos dizer que esqueci o fato de que a igreja é, em essência, um povo e não um lugar.

Ao mesmo tempo, a Bíblia ensina que os cristãos devem ser bastante cuidadosos quanto ao que acontece na igreja – o que ela faz. Na verdade, a última metade deste livro dedica-se a essa questão. Como mantemos essas duas coisas em equilíbrio – preocupar-nos com as pessoas e preocupar-nos com o que elas fazem. Se este fosse um livro a respeito de criar famílias cristãs, falaríamos sobre fazer certas coisas: jantar juntos, ler as Escrituras juntos, rir juntos, orar uns pelos outros e assim por diante. Mas, durante a conversa sobre o assunto, todos lembrariam que os pais cometem erros e as crianças são crianças. A família não é apenas uma instituição; é um grupo de pessoas.

Isso também é verdade a respeito da igreja. A sua igreja falha em atender suas expectativas em termos do que ela faz, bem como em seguir ou não o que a Bíblia diz sobre a liderança eclesiástica (um assunto que abordarei adiante) Se isso está acontecendo, lembre-se de que ela é um grupo de pessoas que está crescendo na graça.

Ame essas pessoas. Sirva-as. Tenha paciência para com elas. Pense novamente em uma família. Se seus pais, irmãos ou filhos fracassaram em satisfazer suas expectativas, vocês os expulsa repentinamente? Espero que os perdoe e lhes demonstre paciência. Talvez pare e considere se as suas expectativas não devem ser ajustadas! Por isso mesmo, deveríamos perguntar-nos se sabemos como amar e perseverar como membros de igreja que têm opiniões diferentes, que falharam em satisfazer as nossas expectativas ou pecam contra nós (Você e eu não temos pecados que necessitam ser perdoados?)

É claro que existe um limite. Há algumas igrejas com as quais você não desejaria unir-se, pastorear ou permanecer como membro. Retornaremos a esse assunto na seção em que falaremos sobre as marcas essenciais de uma igreja. Por enquanto, o princípio permanece o mesmo: a igreja é um povo. E, independentemente do que procuramos ou digamos sobre o que deve ser uma igreja, tudo tem de ser guiado por esse princípio básico e bíblico.

Quero dizer mais uma coisa que pode guardar-nos de uma maneira equivocada de pensar sobre a igreja, uma maneira de pensar especialmente comum entre os pastores. A igreja não é um lugar; tampouco, uma estatística. A igreja é um povo. É um corpo, unido a Cristo, que é a cabeça. É uma família, unida por adoração por meio de Cristo.

Peço a Deus que você, cristão, experiente ou novo na fé, reconheça cada vez mais seu dever de amar, servir, encorajar e ser responsável pelo resto da família de sua igreja. No que diz respeito aos seus irmãos naturais, creio que você já reconheceu onde Caim errou, quando disse sarcasticamente o Senhor: “Acaso, sou eu tutor de meu irmão?” Contudo, espero muito mais que voce reconheça, se ainda não a reconheceu, sua mais elevada responsabilidade para com as irmãs e os irmãos da família de sua igreja. Marcos 3:32-35


TEXTO PARA DISCUSSÃO
O QUE É UMA IGREJA... E O QUE NÃO É

Mark Dever, Editora Fiel, pp. 29-33

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2

Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5

Devemos adorar só a Deus!!!