مرحبـاً Selamat Datang Welcome Bienvenue Добро пожаловать Bienvenidos Sejam Bem-vindos

sábado, fevereiro 23

Cardeal que protegeu padres pedófilos participará de conclave



O cardeal Roger Mahony (à esquerda) em Los Angeles
Foto: Terceiro / Monica Almeida/The New York Times
O cardeal Roger Mahony (à esquerda) em Los Angeles Terceiro / Monica Almeida/The New York Times
RIO — Na contramão do planeta, que só agora discute os rumos da Igreja Católica, nos Estados Unidos o Papa Bento XVI divide as manchetes com um dos cardeais que escolherão seu sucessor. Ex-arcebispo de Los Angeles, Roger Mahony está de malas prontas para participar do conclave no Vaticano, ignorando a objeção da opinião pública ao seu nome.
Mahony acobertou, por 25 anos, o abuso sexual a mais de 500 meninos na região de sua arquidiocese. Para preservar os padres pedófilos, transferiu-os para outros estados e impediu investigações. Na década passada, os casos vieram gradualmente à tona. Em 2007, a Igreja já havia gasto mais de US$ 600 milhões em acordos com as famílias das crianças. E, na semana passada, o “Los Angeles Times” denunciou que parte desta verba - US$ 115 milhões - veio de um fundo destinado à manutenção de cemitérios, sustentado pelas famílias dos mortos.
Mahony, que deixou a arquidiocese dois anos atrás, não informou aos contribuidores do fundo o que faria com o dinheiro. Em nota, apenas afirmou que a administração dos cemitérios não foi afetada.
Este mês, o arcebispo José Gomez, que assumiu a arquidiocese em 2011, afirmou que seu antecessor seria despojado de suas funções públicas - uma reprimenda incomum no âmbito da Igreja. Gomez, porém, reconheceu que o cardeal ainda é um “bispo em boa posição” - ou seja, uma figura influente na pequena elite da Cúria.
Em resposta à repreensão, segundo o “Washington Post”, “o cardeal Mahony, que tem um mestrado em assistência social, escreveu que nada em sua formação o alertou para os riscos envolvidos no abuso sexual de crianças”. O que levou o jornal a perguntar, em editorial publicado anteontem: “Que tal o senso comum, o respeito à lei e um entendimento básico dos direitos humanos?”
Abusos em 14 mil páginas
Na semana passada, advogados da Igreja tentavam ocultar nomes dos envolvidos nos casos de abuso - de cúmplices do primeiro escalão aos padres que cometeram os assédios. Mas um juiz da Califórnia ordenou que arquivos pessoais fossem revelados - um calhamaço de 14 mil páginas, com diversas citações de como Mahony, para proteger os clérigos, transferia-os para outras paróquias e opôs-se à exposição dos abusadores a terapeutas, que poderiam ser legalmente obrigados a relatar os crimes.
A bronca de Gomez e a determinação judicial ganharam destaque nos meios de comunicação. O “Wahington Post” afirmou que Mahony “tem sorte de não estar preso, pois não há dúvida de que ele orquestrou uma operação para encobrir o abuso sexual de clérigos em Los Angeles”.
O “New York Times” lembrou que entre os cardeais presentes no conclave estará Mahony, “cujas décadas de má gestão em relação aos abusadores sexuais do sacerdócio foram recentemente expostas em tribunal”.
A emissora NBC, por sua vez, destacou que Mahony irá ao Vaticano “apesar dos documentos que revelam sua proteção a padres acusados de abuso sexual”.
- Houve uma cobertura muito extensa dos escândalos de Mahony - ressalta Joshua McElwee, vencedor do prêmio da Associação da Imprensa Católica dos EUA no ano passado. - O cardeal caiu em desgraça, e muitas pessoas acreditam que ele não deveria participar do conclave. E os danos a sua imagem podem ser estendidos a toda a Igreja Católica no país.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2

Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5

Devemos adorar só a Deus!!!