COMO SURGIU O MOVIMENTO PENTECOSTAL -RUA AZUSA (SÍNTESE HISTÓRICA)

William J. Seymour
Muitas igrejas têm orado para um Pentecoste, e o Pentecoste
veio. A pergunta agora é, será que o elas aceitarão? Deus respondeu de
uma forma que elas não procuraram. Ele veio de uma forma humilde, como
no passado, nascido em uma manjedoura.
Agora
só uma palavra relativa ao irmão Seymour, que é o líder do movimento
debaixo de Deus. Ele é o homem mais manso que eu já encontrei. Ele
caminha e conversa com Deus. O poder dele está na sua fraqueza. Ele
parece manter uma dependência desamparada em Deus e é tão simples como
uma pequena criança, e ao mesmo tempo ele está tão cheio de Deus que
você sente o amor e o poder toda vez que você chegar perto dele.
O
avivamento da Rua Azusa, na cidade de Los Angeles - EUA, tem marcado
profundamente o Cristianismo dos últimos cem anos. Hoje, dos 660
milhões de cristãos protestantes e evangélicos no mundo, 600 milhões
pertençam a igrejas que foram diretamente influenciadas pelo
avivamento da Rua Azusa (Pentecostais, Carismáticos, Terceira-Onda
etc).
O
início do avivamento começou com o ministério do Charles Fox Parham.
Em 1898 Parham abriu um ministério, incluindo uma escola Bíblica, na
cidade de Topeka, Kansas. Depois de estudar o livro de Atos, os alunos
da escola começaram buscar o batismo no Espírito Santo, e, no dia 1°
de janeiro de 1901, uma aluna, Agnes Ozman, recebeu o batismo, com a
manifestação do dom de falar em línguas estranhas. Nos dias seguintes,
outros alunos, e o próprio Parham, também receberam a experiência e
falaram em línguas.
Nesta época, as igrejas Holiness ("Santidade"), descendentes da Igreja Metodista,
ensinaram que o batismo no Espírito Santo, a chamada "segunda
benção", signficava uma santificação, e não uma experiência de
capacitação de poder sobrenatural. Os dons do Espírito Santo, tais
como falar em línguas estranhas, não fizeram parte da sua teologia do
batismo no Espírito. A mensagem do Parham, porém, foi que o batismo no
Espírito Santo deve ser acompanhado com o sinal miraculoso de falar
em línguas.
Parham,
com seu pequeno grupo de alunos e obreiros, começou pregar sobre o
batismo no Espírito Santo, e também iniciou um jornal chamado "The
Apostolic Faith" (A Fé Apostólica). Em Janeiro de 1906 ele abriu uma outra escola Bíblica na cidade de Houstan, Texas.
Um
dos alunos esta escola foi o William Seymour. Nascido em 1870, filho
de ex-escravos, Seymour estava pastoreando uma pequena igreja Holiness na cidade, e já estava orando cinco horas por dia para poder receber a plentitude do Espírito Santo na sua vida.
Seymour
enfrentou as leis de segregação racial da época para poder frequentar
a escola. Ele não foi autorizado ficar na sala de aula com os alunos
brancos, sendo obrigado a assistir as aulas do corridor. Seymour
também não pude orar nem receber oração com os outros alunos, e
consequentamente, não recebeu o batismo no Espírito Santo na escola,
mesmo concordando com a mensagem.
Uma pequena congregação Holiness
da cidade de Los Angeles ouviu sobre Seymour e o chamou para
ministrar na sua igreja. Mas quando ele chegou e pregou sobre o
batismo no Espírito Santo e o dom de línguas, Seymour logo foi
excluído daquela congregação.
Sozinho
na cidade de Los Angeles, sem sustento financeiro nem a passagem para
poder voltar para Houston, Seymour foi hospedado por Edward Lee, um
membro daquela igreja, e mais tarde, por Richard Asbery. Seymour ficou
em oração, aumentando seu tempo diário de oração para sete horas por
dia, pedindo que Deus o desse "aquilo que Parham pregou, o verdadeiro
Espírito Santo e fogo, com línguas e o amor e o poder de Deus, como os
apóstolos tiveram."
Uma
reunião de oração começou na casa da família Asbery, na Rua Bonnie
Brae, número 214. O grupo levantou uma oferta para poder trazer Lucy
Farrow, amiga de Seymour que já tinha recebdo o batismo no Espírito
Santo, da cidade de Houston. Quando ela chegou, Farrow orou para Edward
Lee, que caiu no chão e começou falar em línguas estranhas.
Naquela
mesma noite, 9 de abril de 1906, o poder do Espírito Santo caiu na
reunião de oração na Rua Bonnie Brae, e a maioria das pessoas presentes
começaram falar em línguas. Jennie Moore, que mais tarde se casou com
William Seymour, começou cantar e tocar o piano, apesar de nunca tiver
aprendido a tocar.
A
partir dessa noite, a casa na Rua Bonnie ficou lotado com pessoas
buscando o batismo no Espírito Santo. Dentro de poucos dias, o próprio
Seymour também recebeu o batismo e o dom de línguas.
Uma testemunha das reuniões na Rua Bonnie Brae disse:
Eles gritaram durante três dias e três noites. Era Páscoa. As pessoas vieram de todosos lugares. No dia seguinte foi impossível chegar perto da casa. Quando as pessoas entraram, elas cairam debaixo do poder de Deus; e a cidade inteira foi tocada. Eles gritaram lá até as fundações da casa cederam, mas ninguém foi ferido. Durante esses três dias havia muitas pessoas que receberam o batismo. Os doentes foram curados e os pecadores foram salvos assim que eles entraram.
Sabendo que a casa na Rua Bonnie Brase estava ficando pequena demais para as multidões, Seymour e os outros procuravam um lugar para se reunir. Eles acharam um prédio, na Rua Azusa, número 312, que tinha sido uma igreja Metodista Episcopal mas, depois de ser danificado num incêndio, foi utilizado como estábulo e depósito. Depois de tirar os escombros, e construir um púlpito de duas caixas de madeira e bancos de tábuas, o primeiro culto foi realizado na Rua Azusa no dia 14 de abril de 1906.
PRÉDIO DA RUA AZUSA Nº312
Muitos
cristãos na cidade de Los Angeles e cidades vizinhas já estavam
esperando por um avivamento. Frank Bartleman e outros estiveram
pregando e intercedendo por um avivamento como aquilo que Deus estava
derramando sobre o país de Gales.
Num folheto escrito em novembro de 1905, Barteman escreveu:
A
correnteza do avivamento está passando pela nossa porta... O espírito
de avivamento está chegando, dirigido pelo sopro de Deus, o Espírito
Santo. As nuvens estão se juntando rapidamente, carregadas com uma
poderosa chuva, cuja precipitação demorará apenas um pouco mais.
Heróis
se levantarão da poeira da obscuridade e das circunstâncias
desprezadas, cujos nomes serão escritos nas páginas eternas da fama
Celestial. O Espírito está pairando novamente sobre a nossa terra, como
no amanhecer da criação, e o decreto de Deus saía: "Haja luz"...
Mais
uma vez o vento do avivamento está soprando ao redor do mundo. Quem
está disposto a pagar o preço e responder ao chamado para que, em nosso
tempo, nós possamos viver dias de visitação Divina?
O
pastor da Primeira Igreja Batista, Joseph Smale, visitou o avivamento
em Gales, e reuniões de avivamento continuavam para alguns meses na
sua igreja, até que ele foi demitido pela liderança. Bartleman
escreveu e recebeu cartas de Evan Roberts, o líder do avivamento de
Gales. Mas o avivamento começou com o pequeno grupo de oração dirigido
por Seymour. Depois de visitar a reunião na Rua Bonnie Brae, Bartleman
escreveu:
Havia
um espírito geral de humildade manifesto na reunião. Eles estavam
apaixandos por Deus. Evidentemente o Senhor tinha achado a pequena
companhia, ao lado de fora como sempre, através de quem Ele poderia
operar. Não havia uma missão no país onde isso poderia ser feito. Todas
estavam nas mãos de homens. O Espírito não pôde operar. Outros mais
pretensiosos tinham falhados. Aquilo que é estimado por homem foi
passado mais uma vez e o Espírito nasceu novamente num "estábulo"
humilde, por fora dos estabelecimentos eclesiásticos como sempre.
Interesse
nas reuniões na Rua Azusa aumentou depois do terrível terremoto do
dia 18 de abril, que destruiu a cidade vizinha de San Francisco. Duras
críticas das reuniões nos jornais da cidade também ajudavam a
espalhar a noticia do avivamento.
Como
no avivamento de Gales, as reuniões não foram dirigidas de acordo com
uma programação, mas foram compostos de orações, testemunhos e
cânticos espontâneos. No jornal da missão, também chamado "The
Apostolic Faith", temos a seguinte descrição dos cultos:
"As
reuniões foram transferidas para a Rua Azusa, e desde então as
multidões estão vindo. As reuniões começam por volta das 10 horas da
manhã, e mal conseguem terminar antes das 20 ou 22 horas, e às vezes vão
até às 2 ou 3 horas da madrugada, porque muitos estão buscando e
outros estão caídos no poder de Deus. As pessoas estão buscando no
altar três vezes por dia, e fileiras e mais fileiras de cadeiras
precisam ser esvaziadas e ocupadas com os que estão buscando. Não
podemos dizer quantas pessoas têm sido salvas, e santificadas, e
batizadas com o Espírito Santo, e curadas de todos os tipos de
enfermidade. Muitos estão falando em novas línguas e alguns estão indo
para campos missionários com o dom de línguas. Estamos buscando mais
do poder de Deus."
Frank Bartleman também escreveu sobre os cultos na Rua Azusa:
O
irmão Seymour normalmente se sentou atrás de duas caixas de sapato
vazias, uma em cima da outra. Ele acostumava manter sua cabeça dentro da
caixa de cima durante a reunião, em oração. Não havia nenhum orgulho
lá. Os cultos continuavam quase sem parar. Almas sedentas poderiam ser
encontradas debaixo do poder quase qualquer hora, da noite ou do dia.
O lugar nunca estava fechado nem vazio. As pessoas vieram para
conhecer Deus. Ele sempre estava lá. Conseqüentemente, foi uma reunião
contínua. A reunião não dependeu do líder humano. Naquele velho
prédio, com suas vigas baixas e chão de barro, Deus despedaçou homens e
mulheres fortes, e os juntou novamente, para a Sua glória. Era um
processo tremendo de revisão. O orgulho e a auto-asserção, o ego e a
auto-estima, não podiam sobreviver lá. O ego religioso pregou seu
próprio sermão funerário rapidamente.
Nenhum
assunto ou sermão foi anunciado de antemão, e não houve nenhum
pregador especial por tal hora. Ninguém soube o que poderia acontecer, o
que Deus faria. Tudo foi espontâneo, ordenado pelo Espírito. Nós
quisemos ouvir de Deus, através de qualquer um que Ele poderia usar
para falar. Nós tivemos nenhum "respeito das pessoas." O rico e educado
foi igual ao pobre e ignorante, e encontrou uma morte muito mais
difícil para morrer. Nós reconhecemos somente a Deus. Todos foram
iguais. Nenhuma carne poderia se gloriar na presença dEle. Ele não pôde
usar o opiniático. Essas foram reuniões do Espírito Santo, conduzidas
por Deus. Teve que começar num ambiente pobre, para manter o elemento
egoísta, humano, ao lado de fora. Todos entraram juntos em humildade,
aos pés dEle.
Notícias
sobre as reuniões na Rua Azusa começaram a se espalhar, e multidões
vierem para poder experimentar aquilo que estava acontecendo. Além
daqueles que vierem dos Estados Unidos e da Canadá, missionários em
outros países ouvirem sobre o avivamento e visitavam a humilde missão. A
mensagem, e a experiência, "Pentecostal" foi levada para as nações.
Novas missões e igrejas Pentecostais foram estabelecidas, e algumas
denominações Holiness se tornaram igrejas Pentecostais. Em
apenas dois anos, o movimento foi estabelecido em 50 nações e em todas
as cidades nos Estados Unidos com mais de três mil habitantes.
A
influência da missão da Rua Azusa começou a diminuir à medida que
outras missões e igrejas abraçaram a mensagem e a experiência do
batismo do Espírito Santo. Uma visita de Charles Parham à missão, em
outubro de 1906, resultou em divisão e o estabelecimento de uma missão
rival. Parham não se conformava com a integração racial do movimento, e
criticou as manifestações que ele viu nas reuniões.
Em
setembro de 1906 a Missão da Rua Azusa lançou o jornal "The Apostolic
Faith", que foi muito usado para espalhar a mensagem Pentecostal, e
continuou até maio de 1908, quando a mala direta do jornal foi
indevidamente transferida para a cidade de Portland, assim efetivamente
isolando a missão de seus mantenedores.
O
avivamento da Rua Azusa durou apenas três anos, mas foi instrumental
na criação do movimento Pentecostal, que é o maior segmento da igreja
evangélica hoje. William H. Durham recebeu seu batismo no Espírito
Santo em Azusa, formando missionários na sua igreja em Chicago, como E.
N. Bell (fundador da Assembleia de Deus dos EUA), Daniel Burg
(fundador da Assembleia de Deus no Brasil) e Luigi Francescon (fundador
da Congregação Cristã no Brasil.
http://assembleianosdecoracaopioxii.blogspot.com/2009/11/como-surgiu-o-movimento-pentecostal-rua.html
Próximo CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL
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