مرحبـاً Selamat Datang Welcome Bienvenue Добро пожаловать Bienvenidos Sejam Bem-vindos

quarta-feira, novembro 27

A Biblia de Gutenberg cumpre 558 anos

 
A Biblia de Gutenberg cumpre 558 anos
Ejemplar de la Biblia de Gutenberg, del museo de la Univ. de Keio, en Tokio.
O primeiro exemplar, conhecido como a Biblia de 42 linhas, saiu da imprensa alemã de Maguncia em 23 de fevereiro de 1455.
26 DE FEVEREIRO DE 2013
Um das grandes metas da história e a cultura foi a criação da imprenta. Ainda que este invento não correspondeu a Johannes Gutenberg, foi este quem o perfeccionó. Entre suas primeiras impressões esteve o livro dos livros, A Biblia.



Gutenberg perfeccionou a imprensa ao substituir a madeira pelo metal, fabricando moldes de fundição capazes de reproduzir tipos metálicos suficientemente regulares como para permitir a composição de textos. Foi esta invenção, a impressão tipográfica com tipos móveis metálicos, a que deu origem ao livro moderno.



A invenção da imprensa com carateres móveis é um das grandes metas da história da cultura. A possibilidade de realizar atiradas de múltiplos exemplares de livros facilitou o acesso de um maior número de pessoas em todo mundo ao saber escrito e implicou radicais transformações na política, na religião e nas artes.



Assim, o impacto da invenção da imprensa foi tremendo. A produção de livros durante os primeiros cinquenta anos após a decisiva contribuição de Gutenberg foi, quase com toda segurança, maior que nos mil anos precedentes.



A BIBLIA, O PRIMEIRO LIVRO MODERNO

A Biblia de Gutenberg é também conhecida como “a Biblia de 42 linhas” ou Biblia de Mazarino. Trata-se de uma versão impressa da Vulgata (em latín) que foi impressa na oficina de Maguncia, na Alemanha, no século XV.



O formato é possivelmente uma imitação do manuscrito de Maguncia, também chamado Biblia gigante de Maguncia, cujas 1.300 páginas foram escritas a mão.



O nome “Biblia de 42 linhas” refere-se ao número de linhas impressas em cada página, e é usado para o diferenciar da edição posterior de 36 linhas.



A preparação para esta edição começou após 1450, e os primeiros exemplares estavam disponíveis em 1455. Foi realizada usando uma imprensa de impressão e tipos móveis. Um exemplar completo tem 1.282 páginas, e a maioria foram encuadernados em dois volumes ao menos.



Esta Biblia é o mais famoso incunable, e sua produção deu começo à impressão em massa de textos em Ocidente. Acha-se que foram produzidos ao redor de 180 exemplares, 45 em pergaminho e 135 em papel. Após imprimidos, foram rubricados e alumiados a mão, trabalho realizado por especialistas, o que faz que cada exemplar seja único.


DOIS EXEMPLARES EM ESPANHA

Em Espanha conta-se com dois exemplares desta famosa versão da Biblia. Uma se expõe gratuitamente no Museu do Livro de Burgos. Esta Biblia tem ademais a finalidade de conservar-se completa.



Segundo os experientes, o rasgo mais notável da Biblia que se conserva em Burgos é sua magnífica iluminação, realizada posteriormente por um hábil artista ao que Gutenberg tinha deixado ocos na impressão. As cores verde, amarelo, azul e ocre utilizados dão-lhe aspecto de um luxuoso manuscrito. As iniciais dos capítulos estão realizadas em uma sozinha cor, as do prólogo e as restantes estão realizadas em acuarela com uma variada gama de cores.



Até a página 5 a impressão é de 40 linhas, depois aumenta uma linha mais e na página 6 adota a caixa de 42 linhas que continua invariável ao longo de toda a obra.



Este valioso exemplar pertenceu a Luis de Maluenda, neto de María Núñez, irmã do bispo de Burgos Pablo Santamaría. Em seu testamento datado em Burgos o 23 de setiembre de 1488, e conservado no Arquivo da Catedral, de Maluenda expressa que doa ao Monasterio San Juan de Ortega “ a minha biblia de molde grande que me custou três mill e dozientos e cinquenta maravedíes (3250) ”, algo mais do que seriam hoje 50.000 euros.



O outro exemplar encontra-se em Sevilla, ainda que neste caso contém só uma parte, o Novo Testamento, ainda que ao se tratar também de um exemplar único tem um grandíssimo valor. Este exemplar, ademais, tem sido escaneado e posto on-line a disposição de todos aqueles que desejem consultar na Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.
 
Editado por: Protestante Digital 2013
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2

Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5

Devemos adorar só a Deus!!!