مرحبـاً Selamat Datang Welcome Bienvenue Добро пожаловать Bienvenidos Sejam Bem-vindos

domingo, junho 17

A ALEMANHA - CURIOSIDADES

PERSONAGENS QUE MARCARAM A HISTÓRIA




*Johann Sebastian Bach - O talentoso músico alemão nasceu em 21 de março de 1685, em Eisenach, que fica no centro do país. Muito estudioso, aperfeiçoou sua técnica musical e foi chamado por Mozart e Beethoven de "pai da harmonia". Compôs inúmeras músicas eclesiásticas, entre elas "Paixão segundo São João" e "Paixão segundo São Mateus".

*Albert Schweitzer (14 de janeiro de 1875, Kaysersberg - Região da Alsácia (parte do Império Alemão) foi um teólogo, músico, filósofo e médico alsaciano. Tornou-se também um dos melhores intérpretes de Bach e uma autoridade na construção de órgãos. Em 1905, iniciou o curso de medicina, e seis anos mais tarde, já formado, casou-se e decidiu partir para Lambarené, no Gabão, onde uma missão necessitava de médicos. Extasiou o mundo com sua vida e sua obra, e em 1952, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, como humilde homenagem a um “Grande Homem”. Morreu em 4 de setembro de 1965, em Lambaréné, no Gabão.

*Adolf Hitler:Um dos mais conhecidos e odiados personagens alemães era, na verdade, austríaco. Adolf Hitler nasceu Braunau, na Áustria, em 20 de abril de 1889, e morreu em 30 de abril de 1945, em Berlim. Primeiro foi chanceler alemão, depois ditador. Liderou os alemães na Segunda Guerra Mundial e foi derrotado pelo bloco liderado pelos Estados Unidos e Inglaterra.

*Albert Einstein O cientista, nasceu em 14 de março de 1879, em Ulm, *Württemberg, Alemanha. Foi o físico que descobriu a Teoria da Relatividade e ganhou o prêmio Nobel de Física em 1921. Ele explicou o efeito fotoelétrico. Seu trabalho possibilitou a construção da bomba atômica, mas ele foi duramente contra o desenvolvimento desta arma de guerra.

*Franz Beckenbauer O talentoso jogador de futebol, nasceu em Munique, em 11 de setembro de 1945. Junto com Mário Jorge Lobo Zagallo, conseguiu a proeza de ganhar uma copa do mundo como jogador (1974) e como treinador (1990). Craque de bola, é o maior atleta da história alemã. Hoje coordena a organização da Copa do Mundo.

*O corajoso e inconfundível Martin Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483 em Eisleben, na Alemanha. É considerado um dos pais espirituais da Reforma Protestante, sendo ainda o primeiro tradutor de qualidade da Bíblia para o idioma alemão.

*Johanes Brahms Músico nascido em 7 de maio de 1833, em Hamburgo. Muito crítico, pode ter destruído metade do que compôs. Foi mais um dos gênios da música alemã para os novos tempos. Recusava apenas a compor óperas e balés. Era ateu e não se casou, dedicou sua vida a compor e a viajar pela Europa para tocar.

*Johannes Gutenberg O que se sabe deste alemão que nasceu em Mogúncia em 1390 é que seus inventos permitiram a impressão de livros inteiros pela tipografia. Seu primeiro livro impresso mecanicamente foi a Bíblia. Antes, só manuscritos existiam das escrituras sagradas.

* Ex-nazista Joseph Ratzinger Com a morte do papa João Paulo II, em 2005, Joseph Ratzinger assumiu o posto maior da Igreja Católica. O papa nasceu em Marktl am Inn em 16 de abril de 1927 e assumiu o posto de papa aos 78 anos. Antes, ocupava o cargo de prefeito da Congregação da Doutrina da Fé. Foi um dos homens mais influentes na era João Paulo II.

* Ludwig van Beethoven Músico nascido em Bonn é considerado o compositor mais influente no século XIX. Nasceu em 1770 e 26 anos depois começou a sentir os primeiros sinas de surdez, que não impediram sua carreira de progredir. Quando morreu em 1827 já estava completamente surdo. Ainda jovem, tinha o costume de jogar água fria na cabeça para estimular o cérebro.

*Richard Strauss O alemão Strauss cunhou uma frase que simplesmente o define. "Posso não ser um compositor de primeira classe. Mas sou um compositor de segunda classe de primeira". Strauss era natural de Munique e foi o mais importante músico dos primeiros anos do século 20.

*Richard Wagner Nasceu em Leipzig e revolucionou a música. Também influenciou gerações de músicos inteiras. Escreveu quatro óperas interligadas: O Ouro do Reno ; A Valquíria, Siegfried e O Crepúsculo dos Deuses.

INVENÇÕES

Os alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz inventaram o primeiro carro movido à gasolina. Já o compatriota deles, Rudolf Diesel, criou em 1885 o motor a Diesel. Os alemães também são conhecidos por inventos na área de saúde e outros. Felix Hoffmann criou a Aspirina em 1899. Já Wilhelm C. Röntgen criou o aparelho de raios-X. O microscópio eletrônico é obra de Ernst Ruska. Em 1.350, o monge Bertold Scharz criou a pólvora.
Os sumérios e os egípcios já produziam cerveja há mais de cinco mil anos, mas a cerveja produzida na Alemanha ganhou status de melhor do mundo porque só utiliza água, lúpulo e malte. O país tem 1.350 cervejarias e cinco mil marcas são produzidas.
Entre as famosas invenções alemãs, uma gera controvérsia com os Estados Unidos. Levi-Strauss foi o inventor da calça jeans, mas ele fez isso nos Estados Unidos, onde morava há anos com a família. A criação veio em 1873, para que os mineiros tivessem uma vestimenta forte na luta pelo ouro.

Invenções Femininas

As mulheres alemãs também se destacaram nos inventos que nos ajudam no dia-a-dia. Melitta Bentz criou em 1908 o filtro de papel. Outra alemã muito importante é Katharina Paulus, primeira mulher a pilotar dirigíveis profissionalmente e que inventou em 1913 o pára-quedas portátil. A também alemã Marga Faulstich inventou as lentes leves para óculos. http://eptv.globo.com/copa2006/curiosidades.asp

P.S. - Aí um site ligado à Globo que serve para alguma coisa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2

Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5

Devemos adorar só a Deus!!!