مرحبـاً Selamat Datang Welcome Bienvenue Добро пожаловать Bienvenidos Sejam Bem-vindos

domingo, junho 17



GUTENBERG E LUTERO - PARCEIROS  EXTRAORDINÁRIOS DA PROVIDÊNCIA DIVINA

Johann Gensfleish GUTENBERG (1397 ?-1468) - Nascido na cidade de Móguncia (Alemanha), no seio de uma família bastante próspera, é a ele que se deve a criação do processo de impressão com caracteres móveis - "a tipografia". No início da década de 1450, Gutenberg iniciou a impressão da célebre Bíblia de quarenta e duas linhas (em duas colunas). Com cada letra composta à mão, e com cada página laboriosamente colocada na impressora, tirada, seca e depois impressa no verso, parece quase impossível que alguém tivesse coragem para começar.
Ao que parece Gutenberg estaria a imprimir trezentas folhas por dia, utilizando seis impressoras. A Bíblia têm 641 páginas, e pensa-se que foram produzidas cerca de trezentas cópias, das quais existem cerca de quarenta.

Ontem, tive a grata oportunidade de assistir mais uma vez o filme Lutero. Pude constatar que Gutenberg(o "Pai da imprensa") não poderia ter nascido em época melhor. Tudo dentro da providência de Deus para que mais tarde o instrumento utilizado por Ele na história da grande Alemanha, culminasse com a Grande Reforma Protestante do Séc XVI, que abriu as portas ao progresso mundial. A humanidade pode não reconhecer isso, e nem mesmo os céticos assumidos, mas a bem da verdade, Deus introduz na história os meios para se cumprir a Sua vontade. Se Ele não interfere em outros assuntos, eu sinceramente não sei, mas que é Soberano para intervir ou não vai da SUA exclusiva vontade.
Lutero e Gutenberg sem o saber(penso eu), tornaram-se parceiros no mais sublime ideal - levar a Palavra de Deus até o conhecimento do povo. A Igreja Apóstata tentou bloquear,destruir,impedir,amuralhar esta tentativa, do livre exame das Escrituras, mas falhou a bancarrotas.

Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge. Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus. Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento.

Lutero decidiu tornar públicas essas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas idéias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções. Suas idéias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.

O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo.

Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martinho Lutero faleceu. Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que haviam duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana.

http://pt.wikipedia.org/

As pessoas que não acreditam em Deus, nem na sua providência, deviam fazer uma averiguação honesta e sincera, para atestar que depois da invenção da imprensa, as bibliotecas ficaram lotadas de livros que exaltam a existência de Deus. Portanto, não se tem uma vasta literatura como a evangélica e por cuja causa pessoas deram suas vidas(homens morreram queimados, assassinados a sangue frio, encerrados em prisões imundas, decapitados, mulheres estupradas, filhos arrancados de seus lares e mortos), apoiada num "Mito".

Primeira Bíblia impressa completa 558 anos
Esta fazendo 558 anos que o primeiro exemplar da Bíblia Sagrada foi impresso na primeira prensa de metal criada. A prensa foi uma criação de Johannes Gutenberg, que realizou a impressão do primeiro exemplar do Livro Sagrado em Maguncia, na Alemanha, em 23 de janeiro de 1455. Gutenberg criou a prensa, a partir da versão da mesma feita em madeira. A nova invenção possibilitava maior precisão, por ser suficiente regulável para permitir a composição dos textos, abrindo caminho para o que chamamos de livro moderno. Graças a criação da prensa de metal, foi possível a impressão de vários exemplares de livros, que antes disso eram muito difíceis de serem copiados e distribuídos, mas depois foi possível uma grande quantidade de pessoas passarem a ter acesso aos vários exemplares impressos. O primeiro exemplar da Bíblia foi impresso em latim, continha 42 linhas em cada página, ao todo eram 1282 páginas, que demoram cerca de cinco anos para completar a impressão de todas elas. Para quem deseja conhecer a prensa de perto, há uma réplica exata dela no Museu da Bíblia, localizado em Barueri, que pertence a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Êxodo 20:2

Pois os costumes dos povos são vaidade. O ídolo é apenas um madeiro que se corta do bosque, obra das mãos do artífice que o trabalhou com o machado.
Enfeitam-no com prata e com ouro; com pregos e a marteladas o firmam, para que não se abale.
São como o espantalho num pepinal, e não falam; necessitam de serem carregados porque não podem dar passo. Não tenhais medo deles; porque não podem fazer o mal, nem está neles o fazer o bem.
Jeremias 10:3-5

Devemos adorar só a Deus!!!